Creche do Idoso promove festa para comemorar três anos

Os três anos foram comemorados com muita festa

Nem o clima frio da tarde de sexta-feira (16) atrapalhou a animação dos idosos e familiares na comemoração dos três anos do Centro Público de Atendimento ao Idoso (CEPAI), conhecido carinhosamente como Creche do Idoso.

Em homenagem aos três anos de inauguração a rede de proteção ao idoso se uniu e a festa contou com dança e muita música. O coral do Centro de Referência do Idoso (CRIJU) apresentou canções como “Lá vem o trem”, “Gato na tumba” e “Fascinação”. Em seguida, o grupo de dança, também do Criju, mostrou a coreografia montada para o dia das mulheres. Ao som de Maria, cantada por Milton Nascimento, os idosos deram o exemplo de vitalidade, dançaram animados.

Além das apresentações do Criju, os idosos do próprio CEPAI também se organizaram, ensaiaram durante semanas e formaram o coral, que interpretou músicas como “Felicidade” e “Bandeira Branca”.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Aparecida Rodrigues Mazzola, comentou a importância do trabalho desenvolvido pela rede de proteção do idoso. “A administração tem grande preocupação com a população idosa. Sempre recebemos representantes de outras cidades que utilizam nossos projetos como exemplo. Jundiaí está um passo a frente, pois, além do CEPAI também temos o CRIJU, o Condomínio do Idoso e estamos viabilização a implantação de mais uma vila de moradias, designada especialmente para essa população”, explicou.

Silvana Inácio da Silva aproveitou as férias do trabalho para prestigiar o sogro, Sr. João José da Silva, que frequenta a creche há quatro meses. “A creche oferece tranquilidade para toda a família. Trabalhamos e meu sogro não tinha com quem ficar durante o dia. Agora temos a segurança de que ele se alimenta, pratica exercícios e está sendo bem cuidado. Já percebemos melhoras no humor e na socialização, pois conversa, está mais alegre e até conta que está namorando”, disse com alegria.

As melhorias também foram comentadas por Carmelita Muniz de Andrade, enteada da senhora Benedita de Oliveira que participa das atividades do CEPAI há dois anos. “Só tenho elogios a fazer para a equipe que cuida da minha madrasta, pois ela sempre está feliz e nos conta sobre o carinho que recebe aqui (creche), afirmando que essa é a segunda casa, a segunda família que ela tem”, falou emocionada.

As palavras foram confirmadas por quem vivencia o dia a dia na creche. “Todas as manhãs, quando acordo, agradeço a Deus por frequentar a creche do idoso, posso afirmar que sou muito feliz aqui”, contou Clara Ferreira de Almeida, que está no CEPAI há um ano.

CEPAI
Inaugurado em 16 de julho de 2007 o Centro Público e Atendimento ao Idoso é uma unidade destinada à permanência diurno dos idosos a partir de 60 anos independentes ou semi-independentes.

O objetivo é promover a convivência social, atividade física, educacional e cultural, evitar o isolamento social, sem retirar e sim fortalecer o vínculo familiar e respeitando a dignidade e a proteção da integridade.

Os idosos passam o dia no CEPAI que tem o horário de funcionamento das 7h30 às 18 horas, sendo que o deslocamento dos idosos das residências ao local fica sob a responsabilidade das famílias.

O trabalho é desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde – apoio da UBS Hortolândia e PA da Hortolândia, Educação – orientação nutricional e refeições, Esportes – atividades físicas, Fumas – suplementação alimentar e Promotoria do Idoso de Jundiaí.

Publicada em 16/07/2010 ▪ Leia mais sobre ,