Conselho de Assistência Social realiza 1º encontro do ano

Marilena Negro apresentou secretaria no encontro do CMAS

CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) realizou nesta segunda-feira (25) o primeiro encontro ordinário do ano. A reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social, Marilena Negro. Na ocasião, os novos conselheiros e a estrutura da Semads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) foram apresentados.

Marilena Negro explicou que, atualmente, a secretaria passa por “um olhar de diagnóstico do que já foi e do que precisa ser feito. Entretanto, já temos ações programadas a curto, médio e longo prazos”.

A secretária frisou ainda que a Semads tem como propósito operar na área de proteção social e garantir os direitos do cidadão. “Queremos ajudar e fazer com que as pessoas passem a requerer a sua inclusão.”

Marilena Negro informou aos conselheiros e representantes da sociedade civil que a nova gestão tem diversos desafios na Semads. O principal é o orçamento. “Estamos com déficit no custeio de R$ 1,5 milhão.” Além disso, diz ela, falta equipe. “Foram exonerados 40 servidores no início do ano.”

Organizar e readequar serviços também faz parte do trabalho, segundo Marilena. A secretária ressalta ainda que tem como atribuição arcar com a ausência de políticas públicas da gestão anterior. “Hoje temos de responder a quatro inquéritos civis por falhas na política de assistência social, acolhimento institucional da criança e do adolescente, acolhimento do idoso e população em situação de rua. Tudo isso foi deixado para nós pela administração passada.”

Conselho
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Carlos, comentou que o CMAS tem o papel de zelar e fiscalizar as políticas de assistência social do município. “Atuamos para que os usuários tenham um serviço de qualidade.”

Entre os assuntos da pauta da primeira reunião estava o Enapa (Encontro Nacional de Apoio às Adoções), que acontece em 30, 31 de maio e 1º de junho, em Jundiaí. “Já havíamos nos comprometido com o encontro, porém, por um erro da administração passada, ficamos sem o valor para realizar o evento neste ano.” Por conta disso, de acordo com ela, a verba para o Enapa será da repactuação de recursos não utilizados encaminhados para programas pelo Governo Federal, em 2012.

Publicada em 26/02/2013