CMAS: Plenária complementa chapa de conselheiros

Reunião realizada na sala de reuniões do conselho

O quadro de membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) foi concluído para complementar o biênio 2012-2014. Por meio de uma plenária, realizada dia 27 (segunda-feira), na sala de reuniões do conselho, os nomes foram indicados para o quadro de membros efetivos e suplentes.

Participaram representantes de entidades prestadoras de serviço na área de Assistência Social, associações e do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Jundiaí. De acordo com a legislação municipal, as entidades inscreveram os respectivos delegados antecipadamente (até o dia 22/01/14) por meio de formulário próprio. Participaram também do evento, além de conselheiros titulares e suplentes, a presidente do CMAS, Maria Aparecida Carlos, e a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Marilena Negro.

Sob a coordenação da vice-presidente do conselho, Joana de Cássia Prudêncio, a plenária indicou e deu posse aos nomes das entidades civis que complementaram o quadro de membros de conselheiros do CMAS de Jundiaí, sendo eles: Entidade Prestadora de Serviço de Assistência Social – Solange Aparecida Mineto Cangiani (titular), do Cidade Vicentina, e Letícia Oliveira Campos de Aquino (suplente) do INDESC; Associações e Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Jundiaí – Tania Hipolita Henrique dos Santos (titular), da Associação dos Funcionários Públicos, e Elisângela Pedroso Borges (suplente), do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Jundiaí.

O mandato dos conselheiros da sociedade civil se encerra em 25 de maio de 2014.

Conselho
Os Conselhos Municipais de Assistência Social estão previsto na lei 8.742, de 7 de Dezembro de 1993 (LOAS) e são definidos como instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, de caráter permanente e participação paritária entre governo e sociedade civil. Dois grupos de conselheiros compõem o CMAS: os representantes do poder público, indicados pelo Governo Municipal, e os representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS.

São representantes da sociedade civil as entidades sociais prestadoras de serviços de assistência social, as entidades de defesa dos usuários, profissionais da área social, associações e sindicato dos trabalhadores no Comércio de Jundiaí, associações comunitárias , associações de Idosos e pessoas portadoras de deficiência. São representantes governamentais os servidores que representam a prefeitura, e que atuam nas Secretarias e Fundações. Com os novos integrantes, o mandato do biênio 2012-2014 do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Jundiaí – ficou com a seguinte constituição em seu quadro de conselheiros:

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

Titulares: Solange Aparecida Mineto Cangiani (Cidade Vicentina); Camila de M.M.Mendes (APAE); Iracilda R. Araujo Sobrinho (Santa Marta); Karla Barbosa Andrilli (Cáritas); Tania Hipolita Henrique dos Santos (Associação dos Funcionários Públicos; Miriam Elisa de Souza (Cidade Vicentina); Elisângela Trindade (Associação Beneficente CESPRON); Maria Aparecida Carlos (Assistente Social – presidente) e Célia Pace de Souza (Psicóloga).

Suplentes: Letícia Oliveira Campos de Aquino (INDESC); Lilian Balestrin Lunardi (Centro de Reabilitação); Elza Pereira de Lima (CEDECA); Maria Rosângela Moretti (Cáritas); Elisângela Pedroso Borges (Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí); Laiza Evelin Costa Bissoli (Lar Nossa Senhora das Graças); Edilaine Machado da Siva (Assistente Social) e Izabelle de Oliveira (Assistente Social).

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO

Titulares: Lúcia Martins Serra (Finanças), Marcos Antonio Simões Vieira (Educação e Esportes), Joana de Cássia Prudêncio (Assistência e Desenvolvimento Social), Marilena Perdiz Negro (Assistência e Desenvolvimento Social), Décio Luiz Pinheiro Pradella (Planejamento e Meio Ambiente), Simone de Andrade Pligher (Negócios Jurídicos), Leila Miguel (Saúde), Lucelena de Fátima Rodrigues (Fundação Municipal de Ação Social) e Rejane Mendes Gomes (Fundo Social de Solidariedade).

Suplentes: Omar Rodrigues Da Silva Junior (Finanças), Renata Cristina de Oliveira Longui (Educação e Esportes), Sandra Ap. Lopes C. Borin (Assistência e Desenvolvimento Social), Roselaine Timóteo de Mamede (Assistência e Desenvolvimento Social), Andrea Rosa Lux (Planejamento e Meio Ambiente), Alberto Shinji Higa (Negócios Jurídicos), Maria Carolina G. Zara (Saúde), Sandra Maria Aoki (Fundação Municipal de Ação Social) e Maria das Graças Silva Santos (Fundo Social de Solidariedade).

Publicada em 30/01/2014 ▪ Leia mais sobre