Encontro discute Política de Assistência Social no Município

A Sala Jundiaí do Complexo Fepasa recebeu na manhã desta terça-feira (24) o 1º encontro Municipal de Assistência Social, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com apoio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura. As propostas do encontro foram discutir os desafios do financiamento da Política Municipal de Assistência Social e o cenário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Participaram do encontro mais de 80 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, coordenadores de serviços, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários dos serviços, integrantes do CMAS, conselheiros tutelares, educadores, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e servidores da UGADS e de outras Unidades de Gestão da Prefeitura.
Antes da discussão temática em grupos, os participantes assistiram à palestra sobre Financiamento Público e Participação Social, com a assistente social Renata Ferreira, ex- diretora de Proteção Social Básica do antes Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Também esteve presente ao encontro a professora Maria do Carmo Brant, ex-secretária nacional do MDS.

Foto de auditório com cadeiras ocupadas e palestrantes à frente

Participantes acompanharam palestra e discutiram os desafios do financiamento da Política Municipal de Assistência Social e o cenário do BPC

A presidente do CMAS, Rafaela Brolo Mania, explicou o cronograma de atividades e convidou os interessados em representar Jundiaí na 12ª Conferência Estadual, que será realizada em Piracicaba em outubro. “Era opção do Conselho a participação de Jundiaí no processo conferencial e optou-se por dividir com a rede as discussões, a fim de ampliar o diálogo, antes que os representantes participassem da etapa estadual”.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, apresentou os dados sobre os investimentos da Unidade e enfatizou a Assistência Social como direito. “Que o diálogo produtivo de hoje possa melhorar ainda mais o serviço oferecido pela nossa rede, que conta com técnicos excelentes”.

Para Iracilda de Sousa, integrante do CMAS como representante das OSCs, a iniciativa integra os demais atores responsáveis na tomada de decisões. “Poder discutir de maneira conjunta a divisão e destinação dos recursos auxilia na dinamização e melhoria dos serviços e demonstra transparência. Assim, é possível até organizar melhor o trabalho e focar no preventivo”.

Serão representantes de Jundiaí na Conferência Estadual: Maria do Socorro Souza, representando o segmento dos usuários; Natália Veronez, João Guilherme Oliveira, Elaine Cavalcanti e Rafaela Mania, como trabalhadores do SUAS; e Iracilda de Sousa, Karla Fernandes e Vanderleia Silva, no segmento de trabalhadores das OSCs.

Mulher em foto espontânea, com auditório ao fundo

Representando as OSCs, Iracilda elogiou a iniciativa e decidiu representar o Município na etapa estadual

Fotos: Fotógrafos PMJ

Publicada em 02/10/2019